ANP: Alagoas continua tendo a gasolina mais cara da Região Nordeste

  • carlinhos
  • 09/05/2009 04:14
  • Negócios

Foi realizada mais uma pesquisa realizada pela Agencia Nacional de Petróleo que se aplica aos três primeiros meses do ano de 2009, e o resultado não deixa de ser surpreendente, Alagoas tem a gasolina mais cara do Nordeste e mesmo sendo um dos maiores distribuidores de álcool do Brasil também está na rabeira neste tipo de combustível.

A novidade nesta aferição é que Maceió com 2,605, apesar de ser a capital mais cara do Nordeste para se reabastecer, não é mais a cidade alagoana que tem o combustível com maior preço, Delmiro Gouveia, Arapiraca e Palmeira dos Índios, misteriosamente, passaram a ter valores mais salgados do que os aplicados na capital.

O resultado é inexplicável, pois com a redução de alguns impostos mesmo Maceió teve um decréscimo no valor em relação há meses anteriores, e em Arapiraca com 2,703 e Palmeira dos Indios com 2,730, os valores são semelhantes aos aplicados no Acre e em Rondônia , regiões longínquas do Brasil.

Em relação ao álcool mesmo o Estado sendo um dos maiores produtores de cana de açúcar do Brasil, ainda sim os resultados são sofríveis, no Nordeste Alagoas só tem o preço mais barato que o Piauí, Rio Grande do Norte e o Maranhão. Em Pernambuco o valor do álcool é mais de 1,2 centavos mais barato que em Alagoas, o que dá uma economia de quase R$ 4,00 por tanque.

Se não bastasse a questão do preço Alagoas está na ponta de baixo na questão de qualidade do combustível, mesmo com resultados bem melhores do que o mesmo período no ano passado o Estado ainda teve três postos autuados este ano, dois em Maceió e um no Pilar. Para ver a relação do histórico de autuações empostos alagoanos clique o endereço http://www.anp.gov.br/doc/fiscalizacao/fiscaliza_al.pdf

Veja abaixo a relação dos preços médio da gasolina no nordeste:

 Alagoas -  2,662

Bahia – 2,429

Ceará – 2,394

Maranhão – 2,600

Paraíba – 2,355

Pernambuco – 2,475

Piauí, - 2,594

Rio Grande do Norte – 2,623

Sergipe – 2,516