Button faz mais uma pole, com Barrichello em 3º e Massa em 4º

  • carlinhos
  • 09/05/2009 07:10
  • Esporte
Jenson Button confirmou o domínio da Brawn GP e frustrou os pacotes aerodinâmicos anunciados pelas outras equipes para o GP da Espanha. O britânico fez a sua terceira pole position do ano, com o tempo de 1min20s527, conquistada na última hora, já que o piloto abriu sua volta rápida faltando apenas dois segundos para o fim da terceira parte do treino.

Sebastian Vettel, da Red Bull, larga logo atrás, e Rubens Barrichello vem na segunda fila, em terceiro lugar. O brasileiro da Brawn fez o melhor tempo do dia no segundo qualificatório, mas foi novamente superado pelo seu parceiro de equipe.

Do pelotão dos pacotes aerodinâmicos, Felipe Massa foi o principal destaque. O brasileiro conseguiu a quarta posição com a Ferrari, a sua melhor classificação do ano. Nelsinho Piquet também foi bem e vai largar em 12º.

O treino

Líder na terceira sessão de treinos livres, Felipe Massa confirmou a boa expectativa na primeira parte do classificatório e já deixou claro que as melhorias anunciadas pela Ferrari já surtiram efeito. O brasileiro terminou o Q1 com o melhor tempo, de 1min20s484.

Mas nem tudo deu certo para a escuderia italiana no começo do treino. Kimi Räikkönen teve problemas, fez apenas 1min21s291 e teve que se contentar com a 16ª posição. O finlandês foi o vencedor da prova espanhola no ano passado, na última vez que ele conseguiu triunfar em uma corrida. O piloto culpou a equipe, alegando que ficou muito tempo dentro dos boxes.

Nelsinho Piquet, da Renault, terminou a primeira parte do classificatório à frente do companheiro Fernando Alonso, na 13ª posição, com o tempo de 1min21s128 conquistado no último minuto. Já Rubens Barrichello passou para o Q2 em sexto lugar.

Na segunda parte do treino, as equipes partiram para os pneus macios, e os tempos começaram a baixar. As Red Bulls já começaram beliscando a marca do 1min19s. No minuto final, Barrichello rompeu essa marca e terminou o Q2 na liderança.

Nelsinho Piquet foi eliminado, mas conseguiu ficar em 12º, a sua melhor classificação do ano. "Começar em 12º não vai ser ruim, mas outra vez saí por pouco do Q1, e é um pouco frustrante", comentou o brasileiro. Lewis Hamilton, por sua vez, confirmou o pessimismo para o GP da Espanha e ficou no 14º lugar.

No Q3, Vettel começou na frente, mas Barrichello superou o alemão na segunda volta, com o tempo de 1min20s762, baixando mais de meio segundo a marca anterior. Mas Vettel e Glock já vinham superando as parciais do brasileiro.

O piloto da Red Bull recuperou a ponta em seguida, mas Button cravou a sua terceira pole position na temporada logo na seqüência, no último momento. O britÇanico abriu a volta faltabdo dois segundos para o fechamento do Q3. Massa e o pacotão da Ferrari também fizeram bonito e correu bem próximo das primeiras marcas.