Guia: Campeonato Alagoano começa neste final de semana com rodada cheia

  • 13/01/2023 12:01
  • Futebol
Foto: Gustavo Henrique
Bola do Campeonato Alagoano
Bola do Campeonato Alagoano

A emoção do Campeonato Alagoano está de volta. Neste final de semana, a competição terá início com rodada cheia, o CRB defendendo o título, CSA e ASA como principais adversários e possíveis surpresas para a disputa do Estadual 2023.

O final de semana será de jogos do Campeonato Alagoano espalhados pelo Estado.  No sábado, o CSE recebe o CSA, às 16h00, no Estádio Juca Sampaio em Palmeira dos Índios, enquanto no mesmo horário, o ASA recebe o Coruripe no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.

No domingo, a rodada será concluída com mais dois jogos. O CRB joga em Coruripe, no Estádio Gerson Amaral, diante do Cruzeiro de Arapiraca, às 16h00, mesmo horário de Murici e Aliança, que se enfrentam no Estádio José Gomes da Costa, em Murici.

A principal ausência sentida neste início de competição é dos jogos na principal praça esportiva de Alagoas, o Estádio Rei Pelé. O “Trapichão” vem passando por uma ampla reforma no gramado, trocando os sistemas de drenagem e irrigação, além de toda a grama e voltará a estar disponível na estreia do CRB na Copa do Nordeste, dia 22 deste mês.

ATUAL CAMPEÃO, RIVALIDADE E SURPRESAS

O CRB é o atual campeão estadual, manteve uma base sólida da ultima temporada e lutará por grandes resultados não apenas no Alagoano, mas nas demais competições da temporada.

A rivalidade não poderia deixar de ser diante do CSA, maior rival e maior detentor de títulos estaduais, mas que passa por uma reformulação profunda, tendo em vista o rebaixamento para a Série C e uma crise política interna.

Outro postulante ao título, o ASA vem renovando as suas energias desde a temporada passada, após anos de crise e dá provas de que poderá brigar novamente pelo título, assim como em 2022.

As outras cinco equipes participantes podem surpreender, assim como decepcionar, mas o CSE, até pelo investimento que vem recebendo, desde o ano passado, pode ser um time a figurar entre os postulantes ao troféu de campeão ou vaga em competições.

FORMA DE DISPUTA

O formato de disputa é praticamente o mesmo do ano passado. As oito equipes disputam um turno único de pontos corridos e os quatro melhores, passam para semifinais e posteriormente finais.

A equipe com menor pontuação ao fim da fase de classificação, será rebaixada para a segunda divisão. Neste ano, quem está de volta à elite do futebol estadual é o Coruripe.

VAGAS 

O campeão estadual garante automaticamente a vaga para a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste de 2024. O vice-campeão garante vaga na Copa do Brasil e vaga na Série D, caso não esteja inserido em nenhuma outra Série superior, como C ou B.

Para a Copa do Nordeste, além do campeão, a outra vaga será definida por critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).