Desportista Charles Hebert recebe o título de Cidadão Honorário de Maceió

  • MinutoEsportes com Assessoria
  • 13/03/2023 11:36
  • Futebol
Foto: Ascom/Selaj

A Câmara Municipal de Maceió concedeu na manhã, na última sexta-feira (10), dois títulos de Cidadão Honorário de Maceió. Proposto pelo vereador Eduardo Canuto (PV) foram homenageados os professores de educação física Charles Hebert e o Phd Cássio Hartmann, nascidos na Paraíba e em São Paulo respectivamente. 

 Para o vereador Eduardo Canuto os dois homenageados têm uma grande contribuição para o Estado na área esportiva. Até hoje ele atribuiu a sua ascensão para a vida política por conta do envolvimento com o esporte profissional. E a partir dessa condição passou a conviver com grandes quadros do esporte no Estado de Alagoas. E é nessa condição que ele destaca o papel desempenhado pelo professor Cássio Hartmann que chegou a capital para desenvolver um trabalho e acabou se apaixonando pela capital e fez dela sua morada. 

 "É uma pessoa que no estágio de educação física veio contratado pelos nossos patrocinadores, a época em que eu era atleta profissional, na fase final de sua formação. E, durante esse trabalho, conseguiu explorar minha capacidade anaeróbica e aeróbica. Em seguida se firmou em Alagoas, se tornando um grande pesquisador, professor efetivo do Ifal com publicações em diversas revistas científicas dentro e fora do país. Tem notório saber com mestrado, doutorado e Phd deixando assim um legado para os profissionais de educação física do Estado", disse Canuto.

 Ao destacar o papel do ex-árbitro Charles Hebert Canuto lembrou que sua capacidade de articulação e empenho com projetos esportivos na área social. Como juiz deu o seu melhor e posteriormente atuando na área esportiva contribuiu para o desenvolvimento do esporte amador nas grotas da capital. 

 "Ele é um paraibano e graças a sua competência a partir do trabalho em Alagoas conseguiu ganhar destaque como árbitro estadual e nacional. Já dirigiu a instituição da arbitragem e esteve como secretário Estadual de Esporte, Lazer e Juventude. Ele continua atuando dando uma importante contribuição para o esporte e jamais deixarei de apoiá-lo pelo trabalho relevante que desenvolve", afirmou Canuto.

 Homenagens

 Segundo Charles a homenagem é o reconhecimento importante em sua carreira, após 17 anos atuando como árbitro da Federação Alagoana de futebol e Confederação Brasileira de Futebol. Atualmente ele exerce a função  secretário Especial da Secretaria de Esporte e Lazer. 

 "Recebei essa homenagem com muita felicidade. Defino como um momento ímpar em minha vida. Maceió foi a cidade que me acolheu e onde moro a mais de 30 anos. Essa foi a cidade onde conquistei tudo e me fez o que sou. Foi aqui que tive minha formação e onde iniciei minha vida profissional. Sou muito grato ao vereador Eduardo Canuto por essa indicação. 

 O professor Cássio Hartmann se emocionou ao lembrar de sua trajetória e do quanto o convívio com o povo alagoano foi decisivo para sua permanência em Maceió. Ele revelou que foi no Estado que teve a oportunidade de ganhar visibilidade com sua atividade profissional o que lhe rendeu reconhecimento dentro e fora do país.

 "Sou profissional de Educação Física e vim para passeio e em quinze dias já estava trabalhando. Ou seja, o passeio virou trabalho e foi aqui que consegui me desenvolver profissionalmente e retribuir tudo o que me deram. O que me fez decidir permanecer e continuar trabalhando sem dúvidas foi o povo", falou Cássio com a voz embargada e olhos marejados.

 Durante sua apresentação ele quebrou o protocolo da audiência e homenageou o vereador Eduardo Canuto com a Medalha dos 100 anos da Federação Internacional de Educação Física e Esportiva (FIEPS).

 Compareceram a homenagem a secretária Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Ângela Stemler, o deputado estadual Sílvio Camelo (PV), o presidente do Movimento de Humanização das Grotas, Robson dos Santos, o Robinho das Grotas, o presidente da Federação Alagoana de Futebol Felipe Feijó, o ex-prefeito de Marechal Deodoro Júnior Dâmaso e diretora do Instituto de Educação Física da Ufal Leonéa Vitorino.