Diante da onda de calor, especialistas alertam sobre cuidados nos esportes e atividades físicas

  • Paulo Chancey Junior
  • 19/11/2023 07:07
  • Esporte Amador
Foto: Arquivo Pessoal
Anderson Carvalho é Profissional de Educação Física e corredor amador
Anderson Carvalho é Profissional de Educação Física e corredor amador

O mundo vem passando por mudanças climáticas bruscas e o brasileiro tem sentido na pele. Enquanto alguns estados do sul sofrem com fortes chuvas, outras regiões são atingidas pela onda de calor que tem afetado a população, à exemplo de Alagoas. Diante das fortes temperaturas, especialistas analisam o clima e deixam dicas para a prática de esportes e atividades físicas. 

A massa de ar quente que está atingindo alguns estados do nordeste, tem se mostrado intensa, mas o pior é a sensação térmica. Em Maceió por exemplo, a previsão do tempo para este domingo é de tempo aberto, com a temperatura mínima de 24° entre 03h00 e 04h00 da manhã e máxima de 31° de 11h00 às 12h00, mas a sensação térmica é gira entre 35 e 38.

Diante das altas temperaturas, o MinutoEsportes foi em busca de profissionais que orientassem as adequações que devem ser feitas durante as atividades físicas. Profissional de educação física e Personal Trainer, David Anderson destacou as atividades em locais abertos e fechados. 

“Para os treinos indoor (academias, estúdios e box) recomendo roupas leves e confortáveis. Evitem roupas muito apartadas, pois dificulta o equilíbrio térmico entre o corpo e o meio externo. Devemos ficar mais atentos com a hidratação, ter preferência para os espaços com climatização adequada e em casos extremos, se tudo isso não for suficiente, os treinos podem ser ajustados, com cargas e repetições reduzidas”, explicou e completou com as dicas para os treinos abertos.

Personal Trainer David Anderson (Foto: Arquivo Pessoal)

“Para treinos outdoor (ao ar livre) evite exposição ao sol entre os horários de 10:00 a 16:00 horas. Usar roupas leves e confortáveis são bem vindas, usar sempre protetor solar tanto em ambientes abertos e até mesmo para ambientes fechados. Uso de boné, viseiras, e óculos são importantes para evitar a exposição direta aos raios ultravioleta”, finalizou. 

A hidratação é outro ponto fundamental para o período de altas temperaturas, como explica a nutricionista clínica e especialista na área esportiva, Joelma Marinho.

“A hidratação deve ser uma prioridade, não só durante o treino e prática esportiva, como também depois das atividades. Uma boa hidratação evita câimbras e dores musculares. A desidratação é o maior perigo, pois o nível de suor aumenta e com isso ocasiona a perda de sais minerais. Essa boa hidratação não precisa ser apenas com água, mas também com água de côco e isotônicos, que ajudam muito”, explicou.

Nutricionista Joelma Marinho (Foto: Arquivo Pessoal)

Profissional de educação física, praticante de atividades físicas e esportivas, o corredor amador, Anderson Carvalho, já definiu a sua estratégia de treinos durante esse período. 

“Tenho optado por fazer os meus treinos mais cedo, antes das 5h30 ou, no final da tarde. Sempre levo uma garrafinha de água comigo para me manter hidratado e regular a temperatura corporal. Com essa onda de calor, à depender dos treinos durante a semana, eu costumo dar atenção também as bebidas isotônicas por conterem sódio, carboidratos, potássio, entre outros ingredientes. Até mesmo a água de côco que é uma bebida natural com eletrólitos e todo mundo gosta. Uma dica que dou é sempre passar o protetor solar, usar óculos de sol e um boné ou viseira, assim estaremos protegidos contra os raios solares”, completou.

Apesar das fortes temperaturas,  Maceió e todo Estado de Alagoas não estão entre os pontos com temperaturas mais altas do país. O Rio de Janeiro por exemplo, registrou 42° no sábado.