Selaj promove primeira edição dos Jogo 60+ a partir desta sexta-feira

  • Paulo Chancey Junior
  • 15/12/2023 12:08
  • Esporte Amador

A Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), em parceria com o Instituto Bem Viver, dá mais um passo no caminho da inclusão social. Começa nesta sexta-feira (15) e segue até o domingo a primeira edição dos Jogos 60+, que reunirá quase 300 atletas com idade a partir de 60 anos.

Os Jogos 60+ contarão com seis modalidades, como queimado, jogos da mente, natação, voleibol adaptado, tênis de mesa, corrida e caminhada, além de atividades específicas e atividades físicas como Tai Chi Chuan, aquecimento coletivo e zumba.

A abertura oficial será realizada às 18h, no Espaço de Eventos do Ginásio Lauthenay Perdigão (antigo Ginásio do Sesi). As atividades acontecem sábado e domingo, em três locais: além do próprio Ginásio, o Estádio Rei Pelé e o Cepa.

A secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana, destaca o evento como uma junção do esporte, do lazer, do bem estar e da inclusão social. “Desde o primeiro dia que abrimos as inscrições, já tivemos bastante procura das instituições para entender melhor sobre as modalidades e a logística do evento. A nossa expectativa inicial era alcançar, nessa primeira edição, em torno de 200 participantes acima de 60 anos. Superamos a projeção inicial, cuidamos das questões esportivas, de logística e de saúde e vamos colocar em prática”, afirmou a titular da pasta do esporte. “O principal objetivo é a interação social, e a partir da prática esportiva e da realização de modalidades competitivas e não competitivas, oportunizar momentos de integração, bem estar físico e mental. Vai além da competição. É uma oportunidade de propiciar uma mudança no olhar em relação à pessoa idosa”, finalizou.

Os Jogos 60+ são organizados pelo Governo de Alagoas, por meio da Selaj, em parceria com o Instituto Bem Viver e com o apoio das secretarias de Turismo (Setur) e da Pessoa com Deficiência (Secdef), além do Conselho Regional de Educação Física em Alagoas (Cref-AL), Cesmac e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBG).

PROGRAMAÇÃO

 

SEXTA-FEIRA – 15/12

- ABERTURA OFICIAL - A PARTIR DAS 18H00

- APRESENTAÇÃO CULTURAL

- DANÇA DE SALÃO

- EXPOSIÇÃO CULTURAL

 

SÁBADO – 16/12

- GINÁSIO LAUTHENAY PERDIGÃO – QUEIMADO, TÊNIS DE MESA, VOLEIBOL ADAPTADO e JOGOS DA MENTE

- CEPA – NATAÇÃO

 

DOMINGO – 17/12

- ESTÁDIO REI PELÉ – TAI CHI CHUAN, AQUECIMENTO COLETIVO, CORRIDA E CAMINHADA E ZUMBA