Felipe Guedes e Patrícia Franco conquistam o IronMan 70.3 Maceió

  • MinutoEsportes com Assessoria
  • 07/08/2022 22:31
  • Triathlon
Foto: Assessoria

O triatlo brasileiro manteve o domínio na quarta edição do Itaú BBA IRONMAN 70.3 Maceió, realizado na manhã deste domingo (7). Os triatletas paulistas Felipe Guedes e Patrícia Franco, sob muita chuva, foram os melhores e ficaram com os títulos gerais da prova. Felipe conquistou sua primeira vitória na competição ao completar os 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,2 km de corrida com o tempo de 4h11min41, enquanto Patrícia garantiu seu terceiro topo de pódio seguido na temporada – ganhou também em Florianópolis e Rio de Janeiro – ao completar em 4h26min23.

Ao todo, a etapa reuniu cerca de 1300 triatletas de 16 países e classificou 30 deles para o IRONMAN 70.3 World Championship 2023, que acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto do ano que vem, na cidade de Lahti, na Finlândia. As próximas etapas serão no dia 11/9, em São Paulo, e no dia 6/11 em Fortaleza.

A chuva marcou a etapa alagoana, terceira do Circuito IRONMAN 70.3 no Brasil em 2022. Ela esteve presente desde a largada dos competidores, às 6 h, na Praia de Pajuçara e acabou ditando o ritmo da prova e exigiu uma boa tática dos participantes. Mesmo assim, os atletas e o acolhedor e animado público não diminuíram o entusiasmo, proporcionando mais uma bela e disputada edição.

Felipe, que em 2019 liderou a prova mas deixou escapar a vitória, desta vez não permitiu isso. Ele saiu entre os primeiros na natação e fez um bom trecho de ciclismo, quase todo ele debaixo de chuva e com vento. Na corrida, foi no seu ritmo, mas o bom desempenho nas duas primeiras fases foram decisivas para o primeiro lugar.

“Aconteceu de tudo. O mar estava mexido e tive dificuldade de visualizar as boias. Mesmo assim, fiz uma natação boa, saindo entre os líderes. O ciclismo foi difícil porque tinha muita chuva e precisei fazer uma bike com mais atenção. Já na corrida, fiz minha prova que estou acostumado e o que ajudou foi o fato dos corredores mais fortes não estarem na ponta”, explicou o triatleta de 39 anos e que por 15 anos foi profissional da distância olímpica.

Felipe ainda esbanjou sinceridade ao comentar o importante título. “Fiquei surpreso. Esperava estar entre os primeiros, mas nunca vencer. Depois de um tempo parado, voltei em 2019 justamente aqui. Falei que voltaria, só não sabia que venceria. Estou muito feliz”, finalizou.

Três vezes Patrícia

Patrícia Franco garantiu mais uma vitória e, para isso, foi praticamente perfeita neste domingo. Ela foi a mais rápida na natação e ciclismo, conseguindo uma boa vantagem. Na corrida, mesmo não tendo o melhor desempenho, soube administrar e garantir mais o primeiro lugar. O resultado mostrou que a triatleta está em grande fase e tem tudo para fazer um bom papel no Mundial em outubro, nos Estados Unidos.

Ela, entretanto, destacou que não foi uma missão muito fácil. “Estou em um bom momento, mas e essa foi, sem dúvida, a mais sofrida, pior do que em Floripa e no Rio de Janeiro. Isso porque estava menos treinada, já que tirei umas férias em julho para iniciar um novo ciclo visando o mundial. Tecnicamente falando, foi dura por conta da umidade alta, coisa me dificulta muito. Mas foi tudo maravilhoso, especialmente a torcida. Nem tenho o que falar, apenas agradecer meu técnico e ao apoio de todos”, afirmou a campeã.

O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Maceió é uma organização da Unlimited Sports, com Title Sponsor Itaú BBA, patrocínio de Track & Field e Omint, copatrocínio de Heineken 0.0, Probiótica, Pedialyte, Sky, Café Santa Clara/Plant Power com apoio Aquasphere, Trek Bikes, Red Bull, Oakley, YoPro-Danone e Prefeitura de Maceió.

Resultados 2022

Masculino

1. Felipe Guedes (BRA), 4h11min41

2. Roberto Fonseca (BRA), 4h12min30

3. Lucas Andrade (BRA), 4h13min34

Feminino

1. Patrícia Franco (BRA), 4h26min23

2. Florência Vasquez (CHI), 4h35min46

3. Mayla de Moares (BRA), 4h39min51

Campeões

2017 – Francisco Sartre (BRA)/Vanessa Gianinni (BRA)

2018 – Cid Cardoso Santos (BRA)/Vanessa Gianinni (BRA)

2019 – José Belarmino (BRA)/Fernanda Palma (BRA)

2022 – Felipe Guedes (BRA)/Patrícia Franco (BRA)

Foto: Assessoria