Fórum de Gestores reuniu municípios e entidades esportivas em busca de novas políticas públicas

  • Paulo Chancey Júnior
  • 09/04/2023 09:57
  • Notícias
Foto: Ascom Selaj

Dois dias de muito conteúdo, interação, projetos, premiações e a certeza do surgimento de novas políticas públicas para o setor esportivo em Alagoas. Este foi o saldo do Fórum de Gestores Municipais do Esporte de Alagoas promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), nos dias 5 e 6 deste mês, no Centro de Inovação, em Maceió.

A organização manteve a tradição de importantes mesas e palestras, com destaque para o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley, e a representante do Ministério do Esporte, Cássia Damiani.

“O fórum já é de conhecimento do gestor alagoano, mas esse ano nós resolvemos inovar. Foi uma oportunidade de aproximar ainda mais os palestrantes, os gestores, as entidades esportivas e, de fato, juntos, conseguirmos promover novas políticas públicas”, afirmou a secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Angela Stemler.

O primeiro dia ainda foi marcado pelo “Café do Esporte”, momento em que os gestores municipais interagiram diretamente com as entidades esportivas, com o objetivo de conhecer as modalidades e avaliar novos eventos e projetos nas cidades.

“Oportunidade gigante de interação entre vários setores do esporte em Alagoas. Saímos daqui com uma série de ideias, conversas e a possibilidade de grandes ações futuras”, afirmou o presidente recém-eleito da Federação Alagoana de Atletismo, Carlos Alberto, o Carlito.

Projetos de Ações Inovadoras  para o Esporte

O destaque do segundo dia foi a apresentação, escolha e premiação dos projetos de ações inovadoras do esporte. O edital foi lançado durante as inscrições do fórum e seis projetos foram selecionados para apresentação durante o evento.

Uma banca de profissionais especializados foi montada para avaliar as propostas apresentadas. O projeto Natação Inclusiva, da cidade de Arapiraca, conquistou o primeiro lugar na premiação. Os vencedores receberam certificados, um kit de material esportivo, troféus e terão direito a uma viagem técnica para São Paulo, onde dois representantes do município conhecerão projetos esportivos na cidade.

Em segundo lugar ficou o projeto “Virando o Jogo”, da cidade de São Luís do Quitunde, litoral norte do Estado, que levaram certificados, troféus e um kit de material esportivo, assim como o projeto “Esporte e Educação Transformando Vidas”, da cidade do Pilar, que ficou em terceiro lugar.

“Fomos muito além de oferecer conteúdo. Fomos mais uma vez a ponte entre o poder público, os gestores municipais e as entidades esportivas. Sensação de dever cumprido e de que vamos ver, em breve, uma série de novos projetos, ações, eventos e, consequentemente, a mudança de vida das pessoas”, completou o secretário especial da Selaj, Charles Hebert.