FAEC comemora participação histórica de Alagoas nos Jogos Escolares Brasileiros 2023

  • Assessoria
  • 09/11/2023 18:36
  • Notícias
Fotos: Assessoria

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) comemora a participação histórica de Alagoas na edição 2023 dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s), que aconteceram em Brasília no período de 26 de outubro a 9 de novembro.

A delegação estadual foi uma das maiores na história dos jogos escolares a participar do evento. Os integrantes viajaram com todas as despesas pagas, incluindo passagens de avião, hospedagem, alimentação, uniformes e transporte para os locais de provas, custeadas pela FAEC, através da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Governo Federal.

Isso garantiu tranquilidade aos estudantes-atletas que tiveram um rendimento extraordinário durante as competições. Foram mais de 40 medalhas conquistadas ao longo das duas semanas e competição.

”A igualdade de oportunidades é o que tem feito o Desporto Escolar de Alagoas crescer muito. Com essa questão da CBDE custear as passagens, além de outro benefícios, faz com que a gente possa participar dos eventos. Dessa forma Alagoas vem conseguindo a cada ano melhorar sua participação, tanto em quantitativo como na qualidade técnica. Os resultados a gente começa a ver agora, com essa quantidade de medalhas.  É graças a esse sistema onde todos podem participar, independente do poder econômico dos estados. E Alagoas começa a se destacar porque é um celeiro de grandes talentos esportivos”, disse o presidente da FAEC, Irã Cãndido.

Participaram atletas com idade de 12 a 14 anos que conquistaram as vagas durante os Jogos Escolares de Alagoas (JEAL). Eles puderam vivenciar experiências esportivas, sociais e culturais durante as competições. Momentos que só o esporte pode proporcionar na formação da cidadania desses jovens.

O Jeb’s é o evento mais esperado do ano tanto para os participantes, quanto para os que apoiam e incentivam o desporto escolar.

Alagoas competiu em 18 modalidades esportivas, sendo 13 individuais (atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling e xadrez nos naipes feminino e masculino e ginástica rítmica no naipe feminino) e 5 coletivas (basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia nos naipes feminino e masculino).

Algumas conquistas garantiram vagas para competições internacionais, como foi o caso do atletismo, onde os estudante Maiza da Silva e Johnata Vinicius foram convocados para o Sulamericano Escolar no Chile, em dezembro.

CONFIRA O QUADRO DE MEDALHAS NO SITE DA FAEC NO ENDEREÇO ELETRÔNICO faec.cbde.org.br

SOBRE O JEBS

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) são a principal competição escolar do país. O evento proporciona aos estudantes-atletas o desenvolvimento dos valores do esporte, intercâmbio esportivo e cultural e a chance de se tornarem atletas profissionais.

Esse ano o evento contou com a participação de quase 10 mil pessoas. Os JEBS são realizados pela CBDE com apoio do Governo Federal.

Ao todo foram 26 locais de disputa estimulando o convívio social e a prática esportiva nas escolas brasileiras. Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal estiveram representados.