Jogos 60+ deixam legado de valorização à pessoa idosa em Alagoas

  • Paulo Chancey Junior/Ascom Selaj
  • 18/12/2023 21:59
  • Notícias
Fotos: Alessandra Volpe

Um final de semana especial para centenas de atletas acima de 60 anos. A primeira edição dos Jogos 60+, realizado neste final de semana em Maceió, deixou um legado de valorização à pessoa idosa. O evento foi organizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), em parceria com o Instituto Bem Viver.

Durante os dias de evento, os participantes da capital e do interior esbanjaram alegria e vitalidade nas atividades físicas, esportivas e lúdicas, como confirma a maratonista máster Maria do Carmo, a Carminha. “A minha vontade era continuar aqui uma semana, um mês, participando dos jogos. Foram dias especiais que tivemos, praticando atividades saudáveis e sentindo o cuidado que tiveram com a gente aqui. Eu ainda estou em atividade nas competições, mas convivi com pessoas que saíram do sofá para se divertirem aqui, todo mundo junto. Que venha 2024”, afirmou.

O primeiro dia, sexta-feira, foi marcado pela abertura, seguida por apresentações culturais e danças. No sábado, uma arena foi montada no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, com atividades como tênis de mesa, xadrez, mobilidade e ginástica.

Já o domingo começou com alongamento e aquecimento, corrida e caminhada em torno do Ginásio Lauthenay Perdigão e do Estádio Rei Pelé, finalizado por aulas de zumba e tai chi chuan.

Secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana, enfatizou o legado que a primeira edição dos Jogos 60+ deixa para os próximos anos. “Essa primeira edição foi uma semente plantada. Vamos trabalhar para que em 2024 possamos contar com um número ainda maior de participantes e parceiros. Vamos intensificar os contatos, reuniões, para estimular que mais eventos como esses sejam frequentes. Que a pessoa idosa em Alagoas seja ainda mais valorizada, cuidada, ativa e que possamos ser exemplo para todo o país”, disse.

Os Jogos 60+ são organizados pela Selaj e Instituto Bem Viver, com o apoio das secretarias de Turismo (Setur) e da Pessoa com Deficiência (Secdef), além do Conselho Regional de Educação Física em Alagoas (Cref-AL), Cesmac e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBG).