Apenas o Estádio Rei Pelé está liberado para disputa do Campeonato Alagoano

  • MinutoEsportes com Ascom/FAF
  • 12/01/2024 18:29
  • Notícias
Foto: Paulo Chancey Junior

Faltando poucos dias para o início do Campeonato Alagoano 2024, apenas o Estádio Rei Pelé está apto a receber jogos. Na tarde desta sexta-feira (22), a Federação Alagoana de Futebol (FAF), divulgou que os clubes podem jogar sem público em razão da falta da apresentação dos documentos necessários que garantam condições de jogo.

Caso os clubes não apresentem a documentação e laudos necessários, podem vir a jogar sem público ou fora de suas praças esportivas. A mudança normativa, que revogou o estatuto do torcedor e implementou a Lei geral do esporte, trouxe consigo novas regulamentações, entre elas a qualificação dos estádios com base em seu porte, dividindo-os em pequeno, médio e grande. Para a primeira rodada, os locais serão confirmados com cinco dias de antecedência, sendo de responsabilidade dos gestores dos estádios a entrega da documentação e laudos até o prazo estabelecido.

O Estádio Rei Pelé foi o único de grande porte na região, enquanto a maioria é considerada de médio porte. Apenas o estádio em Penedo, devido à sua capacidade de até 3 mil pessoas, é classificado como de pequeno porte.

Cada segmento enfrenta diferentes níveis de exigência documental, variando desde laudos estruturais e de engenharia até questões relacionadas à segurança, como policiamento, bombeiros e vigilância sanitária. O tamanho do estádio determina a complexidade dos requisitos, sendo os estádios de grande porte sujeitos a uma gama mais abrangente de documentos.

A maioria dos estádios enfrenta pendências em relação a esses documentos, o que levanta preocupações sobre a preparação adequada para o campeonato. Além disso, a iluminação também está sob escrutínio, com uma vistoria técnica realizada no ano anterior estabelecendo padrões mínimos para 2024 e 2025 em 200lux e 300lux, respectivamente.

A análise prévia revelou que alguns estádios não atendem a esses requisitos, levantando questões sobre a viabilidade das partidas noturnas e a segurança dos jogadores e torcedores. A situação destaca a necessidade urgente de medidas corretivas por parte dos administradores dos estádios para garantir a conformidade com as normas estabelecidas, assegurando a realização do Campeonato Alagoano é Massa de forma segura e eficiente.