Prestes a completar nove anos de Fluminense, Gum conquista seu espaço com mais do que carisma

  • ExtraOnline
  • 24/08/2018 07:20
  • Brasil e Mundo

Daqui a seis dias, a estreia de Gum pelo Fluminense completará nove anos. Neste período, outros 32 zagueiros passaram por lá. Alguns com técnica mais refinada, outros mais valorizados no mercado. Mas ninguém conquistou o mesmo espaço que ele. Ao ser, mais uma vez, o herói de uma vitória, mostrou que, apesar das limitações, não atingiu seu posto apenas por carisma.

Gum está perto de atingir marcas importantes. Com o gol sobre o Corinthians, está agora a apenas um de entrar na lista dos três zagueiros mais goleadores do clube. Pode se igualar a Silveira, que jogou entre os anos 60 e 70 e marcou 29 vezes. Edinho (com 34) e Pinheiro (50) completam o pódio.

Caso entre em campo amanhã, Gum fará seu jogo de número 397, feito que o igualará ao ex-volante Marcão como o décimo jogador que mais vezes atuou pelo clube. Uma longevidade que se explica pela combinação de humildade com disciplina.

— A conduta dele sempre foi idêntica em qualquer situação: com o time bem ou mal, campeão ou num local ruim da tabela. Ele sabe que tem suas limitações e isso é importante também. Porque procura não complicar — enumera Abel Braga.

Foi com o técnico que Gum conquistou um de seus dois títulos brasileiros (2012, o outro em 2010). Sempre como titular.

— Ele viveu grandes momentos. E teve os de dificuldade também. Nestes, talvez tenha sido muito crucificado. Mas é aí que entra o grande segredo do Gum: é uma liderança muito positiva. Nunca teve qualquer tipo de deslize. Dá a vida em qualquer treino, jogo. E, com o tempo, as pessoas vão adquirindo um carinho especial. Mesmo quem não gosta o respeita — completa Abel.