Baiano Schwebel vence no Bahia Juniors Cup e marca 1ºs pontos no ranking mundial

  • Lance
  • 02/10/2018 06:30
  • Brasil e Mundo
Thiago Parmalat

Horas após a estreia com vitória de Maria Menezes, outro baiano avançou na categoria principal e mundial da 34ª edição do Bahia Juniors Cup. Gustavo Schwebel, de 16 anos, venceu sua primeira partida em torneios do circuito da Federação Internacional de Tênis após batalha de cerca de três horas na quadra principal do Clube Bahiano de Tênis.

O torneio em Salvador (BA) é o mais valioso do segundo semestre no país e terceiro maior do Brasil para atletas até 18 anos. A competição no Clube Bahiano de Tênis, com entrada gratuita ao público, tem 307 atletas de 15 países e vai até o sábado, dia 6.

Schwebel, finalista da categoria 14 anos em 2016, superou o brasileiro Ricardo Machado por 2 sets a 1 com parciais de 7/5 4/6 6/3 em duelo marcado por tensão e muita disputa em todo o momento: "Demais poder ganhar meu primeiro jogo nível mundial! Joguei muito bem o primeiro set, abri vantagem, daí baixei um pouco o nível, ficou 3/3, ele sacou para o primeiro set, consegui virar, joguei bem no fim e fechei. No segundo set tive 3/1, depois um 40 a 0 no 3/3 e deixei escapar. No terceiro set comecei bem, mexi bem ele, no 5/3 para fechar foi bem duro, nervos à flor da pele", disse Schwebel que comemorou os primeiros pontos no ranking mundial: "Tira um peso, não é ? É demais, bem emocionante poder somar meus primeiros pontos ainda mais aqui no Bahiano que é minha segunda casa. Agora me sinto mais aliviado e vamos pra frente querendo vencer mais para embalar no torneio". Schwebel enfrenta nas oitavas de final, na quarta-feira, o qualifier Gustavo Magalhães.

Favoritos estreiam nesta terça-feira em Salvador. Baiano Natan Rodrigues e catarinense Pedro Boscardin jogam

A terça-feira será o dia de estreias de dois grandes favoritos na 34ª edição do Bahia Juniors Cup. O baiano Natan Rodrigues, 61º do mundo e principal favorito, joga não antes das 13h30 contra o catarinense Herick Isago, que passou o qualifying. Natan fez semifinal ano passado na competição e com apenas 16 anos já soma dois títulos em competições mundiais juvenis, uma na Colômbia este ano, outra em Itajaí (SC), ano passado.

No mesmo horário joga Pedro Boscardin Dias, terceiro favorito e atleta de 15 anos, diante de Gabriel Busato. Boscardin vem de três títulos seguidos no circuito, um na Dinamarca e dois no México. O atleta tem forte ligação com Gustavo Kuerten. Sua mãe já dividiu apartamento durante torneios juvenis com Guga, a família Kuerten ajuda em sua carreira e Guga é seu mentor. Seu treinador, o catarinense Ricardo Schlachter, derrotou Kuerten em 1998 no Campeonato Brasileiro disputado em São Paulo.

Natan e Boscardin, que fazem parte do Time Guga, chegam à Salvador na madrugada desta terça-feira. Eles vêm da disputa da Copa Davis juvenil, o Mundial da categoria 16 anos, disputado em Budapeste, na Hungria, onde o Brasil parou nas quartas de final derrotando times como os Estados Unidos e a Grã-Bretanha.

Filha de craque do futebol Alex abre a programação na quadra principal a partir das 8h

Após furar o qualificatório no final de semana e garantir presença em seu primeiro torneio mundial até 18 anos, a jovem Maria Mauad, de 14 anos, enfrenta a brasileira Priscila Janikian às 8h na quadra principal do Bahiano de Tênis. Ela busca também seu primeiro triunfo e os primeiros pontos no ranking mundial.

Mauad é filha do craque de futebol Alex que atuou pelo Cruzeiro, Palmeiras, Seleção Brasileira, Fenerbache, na Turquia, entre outros clubes.

Quem também faz sua estreia nesta terça-feira é a goiana Nalanda Silva que disputou o Mundial feminino na Hungria. Ela enfrenta a paulista Juliana munhoz, também pupila de Schlachter.

A 34ª edição do Bahia Juniors Cup tem a presença de 307 atletas de 15 países (Brasil, Rússia, Colômbia, Peru, Argentina, Paraguai, Holanda, Polônia, Estados Unidos, Finlândia, Chile, Grã-Bretanha, Canadá, Índia e Bolívia) dos 9 até os 18 anos de idade, um aumento de 50% em relação ao ano de 2017. A competição vai até o dia 6, próximo sábado.

O Bahia Juniors Cup é um celeiro de craques do tênis brasileiro. Além de ter revelado Gustavo Kuerten a competição foi palco em 2016 do primeiro título a nível mundial para o paranaense Thiago Wild que derrotou o jogador que hoje é número dois do mundo, o argentino Sebastian Baez. O garoto que hoje tem 18 anos se sagrou campeão do US Open há pouco mais de uma semana se tornando o primeiro brasileiro campeão do Slam no júnior e apenas segundo brasileiro a levantar um Major no juvenil. O torneio baiano é especial na carreira do tenista que a partir de agora se dedicará integralmente ao profissional.