César pode igualar marca expressiva de Diego Alves contra o Palmeiras

  • ExtraOnline
  • 25/10/2018 07:00
  • Brasil e Mundo

Em boa fase e respaldado pela comissão técnica, César pode repetir no sábado, contra o Palmeiras, a melhor sequência sem levar gols de Diego Alves no Brasileirão. O goleiro de 26 anos atuou em todas as partidas sob a batuta de Dorival Júnior e, se não for vazado diante do time paulista, alcançará o quinto jogo sem ser batido.

O detalhe curioso é que a lista de jogos em que os goleiros passaram ser ser vazados é quase a mesma. No primeiro turno, Diego Alves saiu ileso contra Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Fluminense e Paraná. César atuou contra os quatro últimos dessa lista e apresentou tanta segurança que Dorival resolveu apostar nele na sequência decisiva para o Flamengo na temporada.

Se o primeiro jogo da sequência com César no gol foi no dia da apresentação de Dorival Júnior, o ex-reserva teve a seu favor, nas partidas subsequentes, um crescimento de produção do time como um todo, já que o técnico desfrutou de uma folga no calendário como há tempos o antecessor, Maurício Barbieri, não tinha.

A coincidência da maioria dos adversários rubro-negros na sequência ilesa dos dois goleiros também serve para indicar a facilidade que o Fla teve para dominar os ataques, independentemente de quem estava sob as traves.

No primeiro turno, a fase sem tomar gols de Diego Alves acabou justamente contra o Palmeiras, adversário de sábado. Na ocasião, o Flamengo ainda era líder e o jogo acabou 1 a 1.

Com a necessidade de vencer o concorrente direto pelo título Brasileiro, não tomar gols é um passo importante.

Fase atual contrasta com outras chances

A sequência atual de César é bem diferente das duas vezes em que o goleiro foi utilizado no Brasileirão. A média até então era alta: três gols sofridos em cada um dos dois jogos disputados.

Primeiro, o goleiro teve chance, e não se destacou, contra a Chapecoense, na primeira derrota do Flamengo na competição. Com um time cheio de reservas, já que o jogo, em maio, antecedeu compromisso pela Libertadores, o Fla perdeu por 3 a 2.

Na segunda partida de César como titular no Brasileiro, já em agosto, o Flamengo foi atropelado na Arena da Baixada pelo Atlético-PR: 3 a 0, com todos os gols saindo entre os 10 e 21 minutos do primeiro tempo.

Na última segunda-feira, ao desembarcar de Curitiba, César preferiu não criticar Diego Alves pela recusa em viajar para enfrentar o Paraná ao saber que seria reserva, após recuperar-se de lesão na coxa esquerda.

— Estamos fazendo jogos muito bons, a equipe vem bem preparada, temos tempo para trabalhar, isso tem ajudado bastante também. Minha cabeça está no jogo de sábado — disse o goleiro, que em 2016 e 2017 foi emprestado para Ponte Preta e Ferroviária, respectivamente.