Brasil fica com o vice no Mundial de skate feminino e masculino

  • ExtraOnline
  • 13/01/2019 20:02
  • Brasil e Mundo
Antonio Scorza / Agência O Globo

O Brasil foi vice-campeão mundial no Street League Skateboarding (SLS), o Circuito Mundial de Skate Street, disputado neste domingo, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Kelvin Hoefler, que terminou a disputa com 37 pontos, teve até a última manobra para derrotar o americano Nyjah Huston, que acabou em primeiro com 37,6 pontos. Já Leticia Bufoni chegou a comemorar o ouro após tirar um 9,0 na última de suas cinco manobras mas a japonesa Aori Nishimura levou justamente os 8,5 que precisava para subir ao topo do pódio, com apenas 0,1 ponto de vantagem.

Kelvin chegou a ultrapassar Huston na penúltima manobra quando fez 9,5 e empatou em 37 pontos com o rival. Mas, o brasileiro levava vantagem pela quantidade de notas 9. O problema é que Huston correu atrás do prejuízo, acertou uma excelente manobra e ganhou 9,6. Chegou a incrível marca de quatro notas acima de 9 (9,3; 9; 9,5; 9,6)

Mais um brasileiro subiu ao pódio: Felipe Gustavo terminou em terceiro lugar, com 35,5 pontos.

A decisão também foi marcada por um acidente envolvendo o brasileiro Ivan Monteiro, que na última manobra caiu de cara no chão e sangrou bastante. Foi retirado pelos resposnáveis médicos mas passa bem. Ele chegou à decisão após se classificar nas semifinais. Ele terminou em sexto, entre os oito finalistas.

FEMININO

Leticia, que entrou como favorita na final, estava toda paramentada com a camisa da seleção brasileira e levantou o público. Chegou a comemorar a conquista se jogando em meio à torcida mas ficou com o vice-campeonato a 0,1 ponto da campeã.

- É a casa da Leticia e todos os fãs estavam gritando seu nome, tenho certeza que foi uma grande pressão para ela. Ela conseguiu a manobra que precisava no último minuto, mas foi uma grande batalha e eu gostei muito - falou Aori.

Nesta etapa final, os atletas tinham duas voltas livres de 45 segundos cada. Depois, tiveram a oportunidade de arriscar cinco manobras. E Leticia contou que apesar de não ter assegurado o primeiro lugar, estava feliz com o seu desempenho na competição.

Aori terminou com somatório de 32,6, enquanto Leticia ficou com 32,5, em segundo lugar. A terceira colocada foi a americana Lacey Baker, com 28,50.

Mariah Duran, também dos EUA, teve 26,90, na quarta posição, Virginia Fortes levou o quinto lugar, com 23,40. Pâmela Rosa foi sexto com 23,30. Karen Feitosa acabou em sétimo lugar, com 15,10. Alexis Sablone fez 7,30 e foi a oitava.

- Consegui fazer o que planejei, mas não foi o suficiente para o primeiro lugar. É difícil explicar, na minha cabeça o 9,0 tinha sido suficiente. A manobra que ela fez já tinha feito antes, então achei que não seria uma nota tão alta. Me pegou de surpresa, mas a gente aprende...

A seleção brasileira de skate, que irá aos Jogos de Tóquio-2020, ainda não está definida e será montada por meio de um ranking olímpico.