Ex-jogadores de futebol que são craques em outras áreas

  • Redação
  • 04/02/2019 17:44
  • Brasil e Mundo

Foto: Oleg Dubyna >>> CC BY-SA 2.0

Não faltam exemplos de ex-jogadores de futebol profissional que após o término de suas carreiras vão buscar em outras áreas o prazer de competir novamente. Com base nisso, separamos alguns nomes conhecidos do futebol que foram se aventurar profissionalmente em outros esportes após abandonarem os gramados.

Gabriel Batistuta

Um dos maiores atacantes da história do futebol argentino e com passagens por grandes clubes de alto nível mundial, Gabriel Batistuta teve uma carreira marcada por muitos gols e também por problemas no joelho. Em 2005, ele encerrou a carreira como jogador profissional — aos 36 anos.

 Foto: Oleg Dubyna >>> CC0 1.0

Após pendurar as chuteiras, o craque argentino foi buscar no Polo uma nova forma de competir e foi até campeão em um evento amistoso com o Boca Juniors. Além disso, foi eleito pela organização como o melhor jogador da partida.

Andriy Shevchenko

Ídolo do AC Milan e maior jogador da história do futebol ucraniano, Andriy Shevchenko é atualmente o técnico da seleção de seu país. No entanto, após abandonar o futebol profissional em 2012, Sheva foi se aventurar no golfe. 

Foto: woodypino >>> Pixabay License

Sua estreia no golfe profissional aconteceu em 2013, pelo circuito europeu. “É um jogo completamente diferente do futebol quando estamos sob pressão, mas eu realmente gosto e fiquei muito feliz por ter participado do torneio, mesmo que a minha pontuação não tenha sido tão boa. Foi uma grande experiência para mim”, comentou o craque.

Wendell Lira

Vencedor do Puskás em 2015, Wendell Lira não foi um craque como atleta de futebol profissional, mas encontrou no mundo dos eSports sua principal vocação. Em 2016, aos 27 anos, ele se tornou competidor profissional de jogos eletrônicos da franquia FIFA.

Foto: BagoGames >>> CC BY 2.0

Um dos melhores jogadores de FIFA mundo, o brasileiro é reconhecido internacionalmente na modalidade e tem um canal no YouTube com mais de 500 mil inscritos. “Videogame e futebol foram sempre as minhas duas paixões. Na verdade, sempre joguei PES (Pro Evolution Soccer), até 2012 ou 2013. Depois, eles (a desenvolvedora) lançaram um jogo que estava muito ruim. Testei o Fifa na época, me apaixonei e não larguei mais”, disse Lira.

Paolo Maldini

Considerado um dos maiores zagueiros de todos os tempos e ídolo do Milan, o italiano Paolo Maldini teve uma carreira muito longa e foi abandonar o futebol profissional com 40 anos, em 2009.

Foto: Gonzalo Facello >>> Pexels License

A lenda italiana adora jogar tênis e sua paixão por esse esporte aumentou ainda mais após encerrar a carreira como jogador de futebol. Em 2017, Maldini fez sua estreia profissional no tênis. Na chave de duplas do Challenger de Milão, ele jogou ao lado de Stefano Landônio, mas não tiveram êxito e foram eliminados na estreia do evento.

Thomas Gravesen

Ex-volante do Real Madrid na década de 2000, Thomas Gravesen não deixou muitas saudades no time madrilenho, mas sua dedicação e determinação pelo futebol nunca foram questionadas pelos torcedores dos clubes em que ele passou.

Foto: Jim G >>> CC BY 2.0

Atualmente, morando em Las Vegas, o norueguês é um competidor de sucesso no BlackJack Clássico, modalidade mais popular desse entretenimento. Além disso, Gravensen também se aventura nas mesas de poker dos principais cassinos de Las Vegas.

Bixente Lizarazu

Lateral-esquerdo campeão mundial pela França em 1998, Bixente Lizarazu passou por grandes clubes do futebol europeu e se aposentou dos gramados em 2006, mas nunca abandonou a vida de atleta.

Foto: John Lamonica >>> CC BY-SA 3.0

Além de surfista, o francês é fã de artes marciais e foi campeão europeu de jiu-jítsu (categoria sênior) em 2009. A fama de Lizarazu é tão grande nessa arte marcial que até mesmo o multicampeão de MMA José Aldo já treinou com o francês.

“Hoje o treino de jiu-jítsu foi especial com o ex-jogador francês e campeão mundial com a França em 98. Lizarazu é gente finíssima!!!”, comentou Aldo em seu perfil no Instagram.

Jerzy Dudek

Goleiro campeão europeu com o Liverpool em 2005 e bom pegador de pênaltis, o ex-goleiro polonês Jerzy Dudek teve uma carreira sólida e encerrou a carreira no Real Madrid, há oito anos.

Foto: unknown>>> CC0 1.0

Após pendurar as luvas, o polonês resolveu se dedicar ao automobilismo e compete em provas de longa duração. “Realmente é como a vida de um jogador de futebol. Você tem a disciplina, você tem um treinador mental e alguém que está analisando suas atuações ... há semelhanças entre jogar no gol e correr de carro”, afirma Dudek.