Mãe do técnico Tite, Ivone Bachi morre aos 83 anos em Caxias do Sul

  • Band
  • 09/03/2019 20:08
  • Brasil e Mundo
Fábio Mota/Age/Estadão Conteúdo

Ivone Bachi, mãe do técnico Tite, faleceu no início da tarde deste sábado, 9, em São Bráz, interior de Caxias do Sul (RS). Ela morreu de causas naturais aos 83 anos de idade. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

As primeiras homenagens começaram ainda nesta tarde. Antes do início do jogo entre Caxias do Sul e Juventude, disputado no estádio Alfredo Jaconi, os jogadores fizeram um minuto de silêncio. Tite foi técnico do Caxias e campeão do Campeonato Gaúcho, em 2001.

Dona Ivone foi uma das grandes incentivadoras da carreira do técnico da Seleção Brasileira. Durante a Copa do Mundo da Rússia no ano passado, a mãe de Tite recebia ligações do filho diariamente e assistia aos jogos do Brasil. Mas nem sempre foi assim. No início, a preocupação com o resultado do jogo do time do "Ade" - como a família chama Tite - deixava Ivone nervosa. Ela evitava assistir aos jogos.

As revelações foram feitas em entrevista exclusiva ao jornal O Estado de S. Paulo, em agosto de 2017. Ivone revelou que reconheceu a vocação do filho para o futebol desde cedo, assim como a insistência de Tite em seguir carreira. O pai do técnico, Tenor Bachi, morreu em 2009, aos 74 anos, quando Tite trabalhava no Inter.

Muito ligado à família, o treinador sempre dedicou seu sucesso graças ao apoio dos pais. Quando Tite foi apresentado como técnico do Brasil, em 2016, ele se emocionou ao falar sobre o momento em que deu a notícia para Dona Ivone. Na primeira entrevista como técnico da Seleção, Tite ganhou uma camisa da equipe com o nome de sua mãe nas costas. "Eu disse: 'Mãe, seu filho é o técnico da Seleção Brasileira'. Ela começou a chorar e me deu bênção", contou o treinador, emocionado.