Professores de Matemática tentam fórmula para explicar regulamento do Campeonato Carioca

  • ExtraOnline
  • 30/03/2019 18:07
  • Brasil e Mundo
Marcelo Theobald/O Globo

Se você está quebrando a cabeça para entender a fórmula do Estadual, não está sozinho nessa. Até mesmo os matemáticos sofrem para explicar a lógica por trás do regulamento. O EXTRA convidou a mestre em Matemática da Estácio, Maria Inmaculada Cabanas, para decifrar o segredo. Não pense que foi fácil. Foi necessário o reforço do também do colega de profissão Messala Reis para concluir a tarefa.

Com tantas possibilidades de classificação, quase não teve espaço na lousa para todos os cenários. De acordo com Cabanas, não existe nenhum conceito matemático complexo por trás. A dificuldade está no excesso de alternativas na formação da final.

— A matemática é simples, difícil é o regulamento. É compreender a estrutura do campeonato como um quebra cabeça, por partes. O problema é que as pessoas querem traçar cenários e isso o torna mais difícil de entender — explica.

Para a especialista, a dificuldade no pensamento lógico das pessoas e a má disposição das tabelas graficamente atrapalha no entendimento do regulamento.

— Para o leigo ouvir se empatar ele ganha é maluquice. Matematicamente isso não tem sentido. Isso só tem sentido se ele conhecer a estrutura da lógica — avisa.

Torcedora do Flamengo, Maria Cabanas pretende zoar o marido por não entender a regra do campeonato.

— Assisto futebol, mas não tinha noção de como era o regulamento. Agora vou chegar em casa e zoar o meu marido que eu entendo e ele não — brinca.

Tabela geral: importante

Para a professora, o regulamento do Estadual é democrático ao possibilitar que vários times possam chegar à final por três caminhos: vencendo as Taças Guanabara ou Rio e via classificação geral. No entanto, isso permite que uma equipe, que não faturou nenhum dos turnos seja campeã. Foi assim com o Botafogo em 2018.

— A partir do momento que você dá mais possibilidade para um time chegar à final, a competição fica mais democrática e com mais possibilidades — defende Cabanas.

Segundo ela, o entendimento do regulamento pode ser facilitado se as pessoas compreenderem melhor a pontuação geral do campeonato, também responsável pelos classificados.

— As pessoas precisam da terceira tabela, a geral do campeonato. O problema é que ela é não é apresentada geralmente para o torcedor — salienta Cabanas.

A professora dá dicas para que facilitar o entendimento nos próximos anos:

— Matematicamente não tem segredo. É um exercício de lógica. Não é um raciocínio vertical, de cima para baixo, é horizontal, como é nas tabelas da Copa do Mundo. Isso pode facilitar o entendimento do torcedor.