Pia Sundhage é nova técnica da seleção feminina do Brasil; Fifa anuncia acerto antes

  • ExtraOnline
  • 25/07/2019 21:04
  • Brasil e Mundo

Pia Sundhage é a nova técnica da seleção feminina de futeboldo Brasil. A CBF confirmou a chegada da treinadora sueca na manhã desta quinta-feira, quase uma hora depois que a Fifa e aFederação Sueca de Futebol haviam dado o acerto em seus perfis oficiais no Twitter.

Em entrevista ao site da entidade brasileira, o presidente da CBF, Rogério Caboclo, comentou sobre a chegada da técnica, de 59 anos, que assume o lugar vago deixado por Vadão, demitido na última segunda-feira, um mês após a equipe ter sido eliminada nas oitavas de final da Copa do Mundo da França. A nova treinadora mandou uma mensagem em vídeo.

"Olá, Brasil! Eu só queria falar para vocês o quanto estou empolgada em treinar o país do futebol, Brasil. Para alcançarmos a melhor performance juntos. Vamos, Brasil!", disse, em inglês.

– A escolha da Pia reflete a nova dimensão que vamos imprimir ao futebol feminino no Brasil. A partir da sua chegada, desenvolveremos um planejamento totalmente integrado entre a seleção principal e a base, equilibrando objetivos de curto prazo, como Tóquio-2020, com a renovação contínua dos nossos talentos - disse o cartola.

A sueca já foi eleita a melhor técnica no mundo e ainda subiu no pódio em outros três anos. A treinadora já conquistou dois ouros olímpicos (ambos com os Estados Unidos - 2008 e 2012) e uma prata (Suécia, em 2016), além de um vice-campeonato de Copa do Mundo com as americanas (2011).

– Pia reúne a experiência e o talento perfeitos para isso. É uma enorme alegria termos essa lenda do futebol feminino no nosso time. Na busca permanente por inovação e excelência, teremos pela primeira vez, uma treinadora estrangeira comandando a seleção brasileira feminina – disse o presidente da CBF.

Antes de se tornar técnica, Pia Sundhage foi jogadora e começou a carreira apenas aos 17 anos, em 1977, como atacante. Com boa técnica e um preciso poder de finalização, ela foi uma das expoentes do futebol feminino.

Pela seleção da Suécia, disputou a primeira Copa do Mundo da FIFA, em 1991. Também jogou a Copa de 1995 e as Olimpíadas de Atlanta, em 1996. Nestas três competições, marcou cinco gols em 13 partidas. Ao todo, foram 144 jogos e 71 gols pela Suécia.

A então jogadora foi campeã da primeira edição da Euro Feminina, em 1985, e ficou com o vice dois anos depois. Depois de disputar a primeira edição dos Jogos Olímpicos da história do futebol feminino, Pia encerrou a carreira como jogadora e começou sua trajetória como técnica.

Além das seleções, Sundhage comandou os clubes Hammarby (Suécia), Boston Breakers (EUA), Kollbotn (Noruega), KIF Orebro (Suécia). Também foi assistente da seleção da China e estava na equipe da Suécia Sub-17.