Fortaleza, Ceará e Ferroviário apostam no e-commerce para movimentar finanças

  • Diário do Nordeste
  • 26/04/2020 10:36
  • Brasil e Mundo
Ilustração: Lincoln Souza
Times cearenses investem nas vendas online para incrementar receitas
Times cearenses investem nas vendas online para incrementar receitas

A pandemia do novo coronavírus tem provocado uma série de impactos na economia. No futebol, os clubes têm sofrido com as quedas de receitas e procuram se reinventar. Em tempos de isolamento social, os principais times cearenses apostam no e-commerce como alternativa para minimizar os prejuízos durante este período.

O Fortaleza tem colhido bons resultados. Com todas suas nove lojas físicas fechadas, o Tricolor investiu ainda mais no e-commerce durante a pandemia do novo coronavírus e colhe frutos positivos do fortalecimento do negócio, que já existia, com plataforma online disponível, mas passou por ampliação e funciona, hoje, com nova tecnologia. E os resultados vieram.

Na última semana, o clube lançou a promoção "Manto de casa faz desconto", para os sócios-torcedores, e deixou produtos no site oficial disponíveis com 50% de desconto. A resposta foi quase instantânea. Em uma semana, entre os dias 11 e 17 de abril, o clube faturou R$ 502.854,86 em vendas online. Foram quase 1.500 unidades comercializadas dos três principais modelos de uniformes oficiais. Mais precisamente, 1.463, sendo 687 da camisa "Glória", 471 da "Tríplice" e 305 da "Jangada & Poesia"..

Planejamento

O resultado, porém, só foi alcançado com um planejamento bem elaborado pelo clube. "Tem vários fatores. O estoque estava completo, a promoção abrangia todo o estoque, a plataforma está muito mais robusta. Antes, o site tinha uma capacidade menor de servidor, caía muito. A gente contratou 12 entregadores. Tudo para facilitar pro torcedor, que tem nos ajudado nesse momento", completa Marcel.

A promoção acabou, mas a loja virtual segue funcionando e à disposição dos torcedores em www.Leao1918.Com.Br. Devido o sucesso, o Tricolor, agora, se programa e ajusta a logística para a realização de uma outra rodada de promoções.

Ferrão Store

Também sofrendo com os impactos do isolamento social, o Ferroviário mantém a Ferrão Store no ar, através do site www.Ferraostore.Com.Br. Apesar de contar com somente uma loja física, o clube também tem prejuízos no atual período.

Mesmo assim, no caso do Ferroviário, a arrecadação é muito abaixo. "Lógico que o faturamento nem se compara com a loja física, mas tá funcionando. As vendas online correspondem a cerca de 10% ou 12% das vendas físicas, na média de faturamento. Se vendia R$ 30 mil, nesse um mês vendeu entre R$ 3 e 5 mil", revela.

Alvinegro

Entre os três grandes da capital, o Ceará é o único que ainda não possui loja virtual. Mas não será assim por muito tempo. O clube já planeja o lançamento da sua plataforma de e-commerce, o que deverá ocorrer em breve, durante o mês de maio.

O profissional fala no esforço empregado para que o projeto seja colocado em execução. "Esse projeto está sendo estruturado. A gente manteve o cronograma. Mesmo com a dificuldade, conseguimos manter equipe trabalhando e vamos lançar essa plataforma", garante.

As vendas pela internet têm sido também a aposta de grandes clubes do futebol brasileiro. Flamengo, Corinthians e Palmeiras possuem estruturas de comércio online, que, neste momento, se tornam as principais apostas dos clubes para movimentação de receitas em tempos de pandemia do coronavírus. Os clubes que já possuíam estratégia montada neste quesito, conquistaram bons resultados no período complicado.