Alagoano Lipe Detona sobe no octógono e representa o Brasil no UFC México

  • Paulo Chancey Junior
  • 24/02/2024 10:03
  • Lutas
Foto: Mark Evans/UFC
Lipe Detona
Lipe Detona

O alagoano que gosta de MMA tem um compromisso marcado entre a noite deste sábado (24) e a madrugada de domingo. Nascido e criado no Clima Bom, em Maceió, o lutador Lipe Detona sobe no octógono para representar o Brasil no UFC México.

Peso-mosca (56,7kg), Felipe dos Santos, o Lipe Detona, 23 anos, vai enfrentar o americano de origem latina, Victor “El Magnifico” Altamirano, em mais uma edição do UFC, dessa vez na capital mexicana.

O lutador alagoano tem um cartel de oito lutas, sendo sete vitórias e uma derrota, tendo passado por eventos como Vila Fight Championship (VFC), Kariri Fight Champions (KFC), Natal Fight Championship (NFC), Shooto Brasil, Standout Fighting Tournament (SFT), Arena Pride MMA, Brazilian Fighting Series, LFA, até chegar no UFC, através do reality show “Dana White’s Contender Series.

Lipe Detona vinha sendo observado no reality show e depois da lesão do atleta da Nova Zelândia, Kai Kara France, foi chamado às pressas para enfrentar o português Manoel Kape no UFC  “Adesanya x Strickland”, no dia 09 de setembro de 2023. Contra uma atleta mais experiente, fez uma das lutas mais empolgantes do ano, mas acabou derrotado.

Lipe Detona na luta contra Manoel Kape (Foto: Chris Unger/Zuffa)

Agora, com mais experiência e tempo de preparação, o lutador da “Terra dos Marechais” terá uma nova chance de mostrar todo o seu potencial. “Comecei com capoeira e boxe chinês em minha infância. Era bem desenrolado e não tinha medo de enfrentar as pessoas maiores e mais experientes do que eu. Fiquei treinando por cinco anos, decidi que aquilo era para mim e fui deslanchando na carreira. Depois fui para o muay thai e me tornei esse Lipe “porradeiro” que vocês conhecem”, disse ao site do UFC.

Victor Altamirano, adversário do lutador alagoano, tem mais experiência na idade e também em lutas. São 33 anos e 15 combates, com doze vitórias e três derrotas, também oriundo do “Dana White’s Contender Series” e quatro lutas no UFC, com duas vitórias e duas derrotas.

Para mais esse combate, o peso-mosca de Alagoas teve preparação na equipe “Chute Boxe”, liderada pelo técnico Diego Lima e que tem como principal nome, o ex-campeão dos pesos leves do UFC, Charles “Do Bronx” Oliveira.

Além disso, a equipe conta com outro alagoano, do interior do estado. Há quase dez anos, Gustavo Gabriel, de São Miguel dos Campos, mora em São Paulo e treina na CB.

Foto: Mark Evans/UFC

 NOITE DO UFC MÉXICO

Como Sempre, as noites de UFC México são festivas e de grandes combates. A luta principal será uma repetição, a segunda luta entre o atleta da casa, Brandon Moreno e o americano Brandon Royval.

Em 2020, no primeiro combate, vitória do mexicano. Ambos os lutadores são da categoria peso mosca e aspiram o título do brasileiro Alexandre Pantoja, que fará a sua segunda defesa de cinturão no UFC Rio, dia 04 de maio.

O evento ainda contará com um Co-Main Event de peso. Ex-desafiantes no peso pena, o mexicano Yair Rodrigues e o americano Brian Ortega se enfrentam nesta noite.

O UFC México contará com quatro lutadores brasileiros. Além de Lipe Detona, sobem ao octógono, Daniel Lacerda, Mateus Mendonça e Raoni Barcelos.