Ibrape: Pesquisa de torcidas aponta CSA com ligeira vantagem sobre o CRB

  • Paulo Chancey Junior
  • 25/07/2022 07:30
  • Futebol
Thiago Davino - Minuto Esportes
Torcida CSA
Torcida CSA

Uma parceria entre MinutoEsportes, CadaMinuto e Ibrape, promoveu uma pesquisa com os fãs do futebol em Alagoas. Durante quatro dias, torcedores foram questionados e apontaram a torcida do CSA com ligeira vantagem sobre a torcida do CRB, além da liderança do Flamengo no que se refere a torcer para equipes de outros Estados.

Quando questionados sobre “Qual time de futebol que você torce em Alagoas”, 30% responderam para o CSA. Logo em seguida, 27% afirmaram torcer para o CRB, 7% torcem para o ASA, 2% torcem para o CSE, 1% torcem para o Murici e 33% não sabem ou apontaram para nenhum dos clubes locais.

Coordenador de Esportes da Rádio CBN Maceió, Emerson Junior avaliou a pesquisa e destaca o porque do resultado. “Acho que a pesquisa retrata bem a realidade. Acho que o CSA tem um pouco mais torcedores do CRB e isso é demonstrado através do número de sócios torcedores e também da presença do torcedor do Estádio. O termômetro a gente consegue observar através do trabalho da imprensa. A diferença não é muito grande, mas o CSA tem a maior torcida de Alagoas”, afirmou.

Também integrante da equipe CBN Maceió, o repórter e comentarista Alberto Oliveira, destaca o resultado, mas também aponta para um empate técnico entre as torcidas. “Sempre existiu uma impressão que a torcida do CSA era maior. No entanto, o crescimento do CRB com as participações na Série B diminuiu a diferença. A pesquisa pode até mostrar um empate técnico na margem de erro, mas acho que o resultado retrata o fato da torcida do CSA ser maior”, avaliou.

FLAMENGO LIDERA COM FOLGA NO CENÁRIO NACIONAL

A pesquisa ainda questionou os alagoanos “Qual time de futebol você torce no Brasil?”. Com larga vantagem, o Flamengo com 33%, seguido por Corinthians com 17%, Vasco 7%, Palmeiras 6%, São Paulo 6%, Fluminense 2%, Botafogo, Santos e Grêmio, os três com 1% e 2% optaram por não sabem ou nenhum time.

“Essa questão de torcer para time de fora é cultural, tem até diminuído, com a valorização das equipes locais, subindo de divisão e s destacando em competições nacionais. Desde a década de 70 quando a imprensa daqui transmitia os jogos de lá, a Tv Globo passava os jogos do Rio de Janeiro, até por isso o Flamengo é essa potência em termos de torcida. Mas, acredito que tem diminuído os torcedores alagoanos optarem por times de fora”, explicou Emerson Junior, que teve o reforço em partes, de Alberto Oliveira na análise.

“Nos últimos anos criou-se um movimento que se deveria torcer apenas pelo time do Estado, mas penso que cada um torce pelo time que quiser. Fomos e somos influenciados pela mídia, principalmente no tempo que apenas o rádio chegava com muita força e isso trouxe a formação de duas ou três gerações com ligações com os time de fora. Em relação ao resultado não tenha dúvida que o Flamengo é sim o time que lidera a preferencia”, completou.

A pesquisa foi realizada pelo Ibrape em parceria com o CadaMinuto e o MinutoEsportes, entre os dias 13 e 16 de julho, para pessoas com 16 anos ou mais. Ao todo, 56 cidades foram visitadas, das regiões do Agreste, Metropolitana, Zona da Mata, Norte, Sul e Sertão. 

O intervalo de confiança estimado é de 95%  e a margem de erro máxima é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.