Presidente de Tóquio 2020 tem de se desculpar por frase machista

  • R7
  • 05/02/2021 07:37
  • Notícias
FRANCK ROBICHON/EFE/EPA - 10.6.2020

O presidente do comitê organizador local dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020, Yoshiro Mori, apresentou nesta quinta-feira um pedido público de desculpas por declarações sobre as mulheres, que geraram desconforto generalizado dentro e fora do Japão.

"Reconheço que os comentários durante a reunião do Comitê Olímpico Japonês foram contrários ao espírito olímpico. Sinto muito", disse o também ex-primeiro-ministro do país asiático, que tem 83 anos, em uma entrevista coletiva convocada às pressas um dia após o incidente.

Os comentários de Mori foram feitos em reunião extraordinária do órgão nacional, em que foi debatida a meta fixada de aumentar o número de membros mulheres dos atuais 20% para 40%. O presidente do Comitê avaliou a conveniência de limitar o tempo de intervenção delas devido à "uma tendência para falar demais".

"Ouvi alguém dizer que, se aumentarmos o número de mulheres no Conselho, temos que regular o tempo de uso da palavra de alguma forma ou nunca acabaremos", disse o ex-primeiro-ministro, cujos comentários foram recebidos com risos por membros do COJ.

Horas depois que as declarações vieram à tona, usuários de redes sociais no Japão reagiram com pedidos para que ele se demitisse, e houve a publicação de hashtags que destacavam o desprezo de Mori às mulheres.

O presidente do Comitê Local negou a possibilidade de deixar o cargo de comando devido à polêmica,.

"Não tenho intenção de desistir. Tenho lutado nestes sete anos de preparação para os Jogos, mas se todos me dizem que estou incomodando, então devo refletir", admitiu Mori.