JEAL começa na segunda (27) nos moldes das maiores competições esportivas do Brasil

  • Paulo Chancey Junior
  • 23/09/2021 21:12
  • Notícias

Os Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL) terão início na segunda-feira (27), no complexo esportivo da UFAL, com credenciamento dos atletas, cerimônia de abertura e primeiras partidas de modalidades. A tradicional competição acontecerá nos moldes dos maiores eventos esportivos do Brasil e será disputada até 2 de outubro.

"O JEAL é o maior evento esportivo de Alagoas. E essa edição de 2021 é histórica porque acontece no período de retomada das atividades presenciais, já que as restrições sanitárias de combate à Covid-19 estão sendo flexibilizadas. Estamos todos muito felizes, ansiosos e entusiasmados com a competição", disse o presidente da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FEAC), Irã Cândido.

Os atletas do JEAL terão pela primeira vez a experiência de participar de uma competição formatada nos grandes eventos esportivos do Brasil, com estrutura e logística que garantirão a interação entre os estudantes.

"Além de ficarem hospedados em hotel para poder conviver com os outros atletas durante os dias de competição, a UFAL vai receber a maior parte das modalidades esportivas como judô, natação, atletismo e vôlei de praia", afirmou Cândido.

A saúde dos atletas é prioridade durante a disputa. Por isso, ainda na construção do planejamento do evento, foi criado o Comitê Gestor do Jeal, em parceria com a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj), a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o Conselho Regional de Educação Física (Cref) e Secretaria de Saúde de Alagoas.

“A retomada do Jeal é uma verdadeira conquista para todos os envolvidos e principalmente para a comunidade esportiva escolar. Uma competição tradicional, que já revelou muitos talentos, em várias modalidades e infelizmente, não pôde ser realizado no último ano, em razão da pandemia. Esse ano, construímos uma equipe multidisciplinar junto à SEDUC, FAEC, AMA, CREF e IEFE da UFAL, para neste momento oportuno e de forma segura, voltar a prestigiar uma das competições esportivas mais importantes de Alagoas”, declarou o secretário da Selaj, Charles Hebert.

Participam dos Jogos Estudantis de Alagoas jovens divididos por faixa etária, sendo de 12 a 14 anos de idade e 15 a 17 anos. Os atletas e escolas campeões no JEAL representarão Alagoas nos Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs), no Rio de Janeiro.