Ferj pede que clubes fora da elite do Carioca ainda não retomem atividades

  • ExtraOnline
  • 04/06/2020 21:03
  • Futebol
Úrsula Nery/Ferj
Presidente da Ferj, Rubens Lopes
Presidente da Ferj, Rubens Lopes

Apesar da articulação com os clubes da Série A do Rio para volta das atividades relacionadas ao futebol - treinos e a reta final do estadual -, a Ferj emitiu uma resolução da presidência nesta quinta-feira indicando que clubes de outras divisões e categorias não voltem à ativa. O documento é assinado pelo diretor de competições da entidade, Marcelo Vianna.

Na resolução, a Ferj diz textualmente que clubes fora da elite, além das Ligas Municipais, "devem permanecer com todas as suas atividades desportistas suspensas". Nada de treinos, coletivos e jogos amistosos, por exemplo, "especialmente as que envolvam as categorias de base", completa a entidade.

A Ferj entende que, apesar de estados e municípios caminharem no sentido de determinar a flexibilização do isolamento social e retomada progressiva das atividades, dentre as quais as desportivas, estas últimas deverão atender a protocolos rígidos de segurança e saúde que ainda se encontram em fase final de análise, conclusão e aprovação, com vistas à implementação quando do retorno do Carioca".

A entidade argumenta ainda que há necessidade pendente de "consolidar e colocar em prática as diretrizes definidas nos protocolos de segurança e saúde que vêm sendo elaborados com vistas ao retorno do Carioca, para, após, replicá-las".

No sábado, haverá um arbitral entre os clubes da elite do estadual e a Ferj para, entre outros pontos, sacramentar a fase 2 do protocolo Jogo Seguro.