Apito: Parceria entre comissão e universidade oferece formação acadêmica para árbitros

  • Paulo Chancey Junior
  • 25/08/2018 20:32
  • Futebol
Foto: Paulo Chancey Junior
Novo Secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert
Novo Secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert

Quando se fala em futebol, o que vem na cabeça são os grandes clubes, grandes ligas, atletas renomados e mais recentemente tivemos a maior competição da modalidade, a Copa do Mundo. Por sinal, esse evento que mobiliza milhões de pessoas, teve como grandes destaques, personagens fundamentais, mas que nem sempre são reconhecidos, os árbitros.

 

Pontos positivos e negativos foram discutidos no mundial, por conta do árbitro de vídeo, mais conhecido como “VAR”. Essa inovação do futebol foi aplicada justamente para evitar um maior número de erros, tornando assim as partidas mais justas.

 

No entanto, a discussão deve ir além, tendo em vista que o futebol já conheceu grandes árbitros, que já erraram, mas entraram para a historia por conta do alto índice de acertos. Porém, muitos países, confederações e federações não dão a importância adequada à preparação desses profissionais, que muitas vezes dependem de outras tarefas para se manterem no futebol.

 

Mas, uma iniciativa da Federação Alagoana de Futebol, através da Comissão de Árbitros de Futebol (CA-FAF) em parceria com o Centro Universitário Cesmac, traz inovação para o meio, bem como profissionaliza e prepara novos homens e mulheres do apito.

 

Foto: Paulo Chancey Junior

 

O Curso de Formação de Árbitros, o primeiro do Brasil neste formato, fechou a sua primeira turma com 25 alunos, entre eles três mulheres, que terão pela frente 10 meses de atividades acadêmicas.

 

Com uma carga horária de 250 horas, os alunos com média de idade de 24 anos, irá ter aulas aos sábados, distribuídas práticas, teorias, aulas on-line e todos os laboratórios da Universidade á disposição, como preparação física, psicológica, fisioterapia, odontologia e outro serviços oferecidos na unidade acadêmica.

 

Presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Alagoana de Futebol (CA-FAF) e ex-árbitro, Charles Hebert, destacou a oportunidade que estes futuros profissionais terão de se tornarem árbitros diferenciados.

 

“Muito importante esse novo formato de curso oferecido pelo CESMAC em parceria com a Federação Alagoana de Futebol, pois o curso deixa de utilizar a metodologia de uma escola, passando a utilizar a do mundo acadêmico das universidades. A ciência entrará definitivamente na formação dos árbitros de futebol, tornando-os mais críticos, estudiosos e preparados para desempenhar suas funções”, afirmou.

 

Presidente da Comissão de Árbitros, Charles Hebert (Foto: Paulo Chancey Junior)

 


Alagoas tem grandes árbitros no cenários nacional, desde a década de 70, com Sebastião Canuto da Hora, Josival Pedro, Cachimbal, Antônio Moraes, Marlon Reinoldson, Fernando Rogério, Nilson de Carvalho, Jorge Luiz da Silva, Ednelson Dias, Manoel Amaro e mais recentemente nomes como Flávio Feijó de Omena, Charles Hebert, Silvio Acioli, Francisco Carlos Nascimento, o Chicão”, que chegou a ser do quadro da FIFA, George Alves Feitoza, José Ricardo Laranjeira e os mais novos, Denis Ribeiro Serafim, Reinaldo Figueiredo e Rafael Carlos Salgueiro, eleito melhor árbitro do Campeonato Alagoano 2018.

 

As aulas serão ministradas por uma equipe que será dividida entre representantes legais da arbitragem alagoana, devidamente credenciados a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Alagoana de Futebol (FAF), além de professores do Cesmac.

 

Além da parte teórica, na qual os alunos terão pela frente noções básicas de texto, de informática e até de básica de línguas, como inglês e espanhol, idiomas obrigatórias para árbitros que querem chegar ao quadro da FIFA.

 

Diante desta oportunidade de evolução, o coordenador do curso de educação física do Cesmac, Vitor Fabiano, comenta a importância da parte teórica na formação dos futuros árbitros.

 

“A ideia do curso é, também, de oferecer disciplinas para a vida pessoal, profissional, conceitos de saúde, tecnologia e que os alunos possam usar todas as ferramentas necessárias para o exercício da sua profissão, com excelência”, explicou.

 

Coordenador do curso de educação física do Cesmac, Vitor Fabiano (Foto: Paulo Chancey Junior)

 

 Atualmente, a arbitragem alagoana vem passando por um processo de renovação, novas oportunidades estão sendo oferecidas, como palestras, cursos básicos, incluindo um projeto inovador da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, “Apito No Interior”, que leva treinamentos teóricos e práticas para interessados em se tornar árbitros, por todo o Estado de Alagoas, tendo atendido centenas de pessoas, em todas as suas regiões.

 

Diante do atual momento, o Curso de Formação de Árbitros chega para engrandecer, valorizar e tornar possível o sonho de apaixonados pela arbitragem em Alagoas.

 

“Nosso objetivo, claro, é que todos terminem o curso, para que possamos qualificar a arbitragem alagoana, trazer mais jovens que estão aí com sonho de serem árbitro de futebol e que, futuramente, poderão participar do quadro de árbitros da Federação e também, quem sabe, da CBF”, finalizou.